A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, participou, hoje, dia 12 de Setembro, na cerimónia de abertura da II Edição Italiana da Conferência Internacional dos Provedores de Justiça, sobre o tema: “O Papel do Provedor de Justiça como Guardião dos Direitos”.
O discurso de abertura foi presidido pelo Presidente do Conselho Regional de Lazio, Antonello Aurigemma, que sublinhou a importância do Provedor de Justiça na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, bem como o poder de influência que estes têm para desenvolverem estudos e projectos de leis sobre os Direitos Humanos.
A Conferência foi dividida em 3 sessões, e a de hoje abordou o tema: “O Papel dos Provedores de Justiça na Defesa dos Direitos Humanos em tempos de crises globais”, e contou com a prelecção de Provedores de Justiça de algumas regiões da Itália, bem como da Sérvia, Benin, Indonésia, Camarões, Turquia, Espanha, Haiti, Colômbia, Malta e Comissões de Direitos Humanos, que partilharam as suas experiências no que concerne à temática abordada.
Para a conclusão da agenda de trabalho de hoje, os Provedores de Justiça e outros participantes da Conferência visitaram a Abadia Histórica de Monte-Cassino, que este ano celebra o seu Octogésimo aniversário desde a sua destruição.
Para o dia 13, que será o último dia da Conferência, a Provedora de Justiça de Angola participará como uma das prelectoras da segunda sessão, submetida ao tema: “O Papel do Provedor de Justiça na Defesa dos Direitos Sócio-económicos e Ambientais.”