A
2018-03-25
A Provedora de Justiça-Adjunta, Drª Antónia Florbela Rocha Araújo, participou no período de 12 a 23 de Março, na sede da ONU, em Nova Iorque no debate geral da 62ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher (CSW na sigla em inglês).
O certame decorreu sob o lema “O empoderamento das mulheres e meninas rurais”, e procurou aferir até que ponto foram alcançados os desafios e oportunidades do alcance da igualdade de género e do empoderamento dessa classe social. Por outro lado, os participantes discutiram igualmente sobre “A participação e o acesso das mulheres aos meios de comunicação, tecnologias de informação e comunicação e o seu impacto e uso como instrumento para o avanço e empoderamento das mesmas”.
Além da Provedora de Justiça-Adjunta, fizeram parte da delegação angolana a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Victória da Conceição, o representante permanente junto da ONU, embaixador Ismael Gaspar Martins, e as deputadas Isabel João Miguel Sebastião Pelinganga e Albertina Navemba Ngola Felisberto.
A 61ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher avaliou os progressos alcançados e os desafios na implementação da Declaração de Beijing e a Plataforma de Acção de 1995, bem como os resultados acordados durante a 23ª Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU.