Uma delegação de 11 representantes da Igreja Evangélica Pentecostal Poder de Deus em Angola-IEPPDA foi recebida, em audiência, pela Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, hoje, terça-feira dia 20, para dar voto de reconhecimento do trabalho da instituição e alargar a base de compreensão sobre a instituição Provedor de Justiça.
Dorena Madiamba, uma das Vice-Presidentes do Grupo de Quadros da IEPPDA, afirmou que a igreja tem buscado a cooperação com as instituições públicas, “desde o ano passado para as questões de Registo de menores, falta de casamento civil, problemas de pensões de viuvez e a capacitação para a formalização do trabalho informal para o formal dos seus membros e outros cidadãos interessados”.
Esclareceu que a solicitação de audiência foi em decorrência do impacto do “trabalho da Provedoria de Justiça na sociedade, que temos acompanhado pela televisão”.
Dorena Madiamba apresentou, algumas preocupações de cidadãos com certos órgãos públicos, que receberam a garantia da Provedora de Justiça, da respectiva atenção para o seu trâmite.
Já a outra Vice-Presidente, Verónica Kalemba, procedeu à apresentação dos membros dos integrantes, tendo transmitido a missiva do líder da igreja.
Durante o encontro, os membros da IEPPDA tomaram conhecimento sobre a figura, mandato e competências do Provedor de Justiça, bem como os eixos das actividades da instituição, apresentados pela Directora das Áreas Especializadas, Ana Mota, que destacou ainda o aumento do número de queixas para mais de sete mil em 2023.
Por sua vez, a Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, alargou a partilha de experiências sobre a acções mais recentes da instituição, citando, como exemplo, os casos de indemnização da Endiama partilhado pelo seu PCA e de junta médica, que foram possíveis, através da actuação desta entidade independente defensora dos direitos fundamentais, Liberdades e Garantias dos Cidadãos.
Florbela Rocha Araújo apresentou ainda os próximos desafios da instituição e experiências internacionais. Garantiu que a instituição Provedor de Justiça” é o Mediador, por Excelência, dos conflitos entre o Cidadão e a Administração Pública” e foram concedidas, no final do encontro, audiências particulares.
No final, a delegação foi convidada a conhecer alguns compartimentos da instituição.
Liderada pelo profeta Mieze António, a Igreja Evangélica Pentecostal Poder de Deus em Angola sita no bairro Palanca e tem na sua constituição, entre outras áreas, o Grupo de Quadro, que actua no estabelecimento de parcerias com as instituições ou entidades públicas, privadas e junto das comunidades.
Por seu intermédio, hoje a Provedora de Justiça recebeu, em audiência, uma delegação de 11 membros, entre os quais ressaltam-se, além das vice-presidentes, as presenças dos pastores Tiago Makimuanda e Alexandre Àlvaro.