AOMA

AOMA

Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos e Centro de Pesquisa da AOMA

 

O Provedor de Justiça da República de Angola, é membro da AOMA desde 2007, tendo no dia 14 de Abril de 2010 assumido a Presidência da mesma Associação, no consulado do primeiro Provedor de Justiça de Angola, Dr. Paulo Tjipilica.

Actualmente, a Provedora de Justiça de Angola, Dra. Florbela Rocha Araújo, é Directora do Comité Executivo da referida Instituição. Esta é uma organização que no continente africano assume a responsabilidade de promover e divulgar os serviços dos Provedores e Mediadores de África, salvaguardando os direitos fundamentais, a boa governação na Administração Pública e, consequentemente, a justiça e a legalidade dos actos praticados pelos poderes públicos que atentem ou ofendam os direitos dos cidadãos, em face dos quais emitem recomendações às entidades visadas, sem poder de decisão.

 O Centro de Pesquisa dos Provedores de Justiça Africanos (AORC), estabelecido em 2011, é o braço de pesquisa e de formação da AOMA, com o mandato de promover o desenvolvimento de capacidades, geração de conhecimento e profissionalismo nas instituições dos Provedores de Justiça africanos.

 

Assim, na qualidade de membro desta Associação, a Provedora de Justiça de Angola participou em diversos Seminários promovidos pela AORC como se constata a seguir:

 

No dia 25 de Janeiro, participou no Seminário subordinado ao Tema “ Valor de ser um membro da AOMA e do IOI”, seminário que visou Apresentar o papel da AOMA e o IOI em África, a sua função, o funcionamento, o valor de ser membro, vantagens de ser um membro destas instituições e como estas podem ser instrumentos para reforçar a capacidade do Provedor de Justiça e para prestação de serviço eficiente respondendo às necessidades dos cidadãos.

 

A Provedora de Justiça participou igualmente num seminário, subordinado ao tema “Gestão de Queixas”, que teve como objectivo abordar o processo e metodologias necessárias para formular um procedimento eficaz de tratamento de queixas e fornecer aos participantes técnicas para melhorar a metodologia na gestão de queixas, com objectivo de alcançar uma solução satisfatória para o queixoso.

 

Participou na 21ª Reunião do Comité Executivo da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores de África (AOMA), realizada no dia 22 de Março de 2022. O encontro permitiu tecer considerações importantes aos membros no que concerne aos aspectos ligados ao pagamento de quotas e outras actividades.

No dia 30 de Março de 2022, a Provedora de Justiça, participou de um seminário por vídeo-conferência,  subordinado  ao tema “Valores e Ética do Provedor de Justiça”. O encontro permitiu uma maior abordagem sobre as matérias ligadas aos Princípios éticos, as melhores práticas a serem adoptadas pelos Provedores de Justiça.

 

A Provedora de justiça, Dra. Florbela Rocha Araújo, participou de um seminário em formato virtual, no dia 19 de Abril de 2022, subordinado ao tema “Gestão de Evidências”, que permitiu conhecer os tipos de evidências existentes no processo de levantamento de provas, sendo necessária a elaboração de perguntas objectivas.

 

No dia 14 de Junho de 2022, participou na Webinar “Estratégias eficazes de investigação – blocos de construção, métodos/ferramentas”, Webinar este que permitiu obter importantes conhecimentos no que concerne a redução de riscos de percepções negativas e/ou potenciais armadilhas legais, garantindo a finalidade dos resultados, de uma investigação eficaz.

 

 

 

Especialistas africanos e internacionais defenderam, na última terça-feira, durante um webinar promovido pelo Centro de Pesquisa dos Provedores de Justiça Africanos (AORC), a criação de mecanismos legais e institucionais que obriguem os governos a cumprir as recomendações emitidas pelos Provedores…

O Comité Executivo da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AOMA) reuniu-se nesta quarta-feira, em formato online, sob presidência da Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, para dentre os vários assuntos internos da organização afinar os preparativos da…

As comemorações das celebrações dos 20 Anos da Eleição do Provedor de Justiça abarcaram, hoje, sexta-feira 25, visitas guiadas ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, Museu de História Militar e ao Centro de Ciências de Luanda, locais de interesse histórico-cultural…

Os membros da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AOMA) realizaram hoje, a sua 30.ª Reunião do Comité Executivo, em Luanda, Angola com o objectivo de discutir vários assuntos da Organização. Na sua mensagem, a Presidente da AOMA…

O conceituado Professor britânico Víctor Ayeni ministrou, na quinta-feira, 24 de Abril, uma formação internacional sobre "A História da AOMA: Desafios e Perspectivas" dirigida aos Membros do Comité Executivo daquela associação e quadros seniores da Provedoria de Justiça de Angola…

A reflexão sobre os Desafios e os Avanços dos Provedores de Justiça em África e na América Latina marcou ontem, o segundo dia do Acto Central da celebração dos 20 anos da eleição do Primeiro Provedor de Justiça de Angola.…

O Acto Central da celebração dos 20 anos da Eleição do 1.° Provedor de Justiça de Angola foi aberto hoje, terça-feira, 22 de Abril, com um discurso voltado para a reflexão da necessidade de se transformar a sociedade angolana num…

No âmbito das celebrações enquadradas na Semana da Arbitragem de Lusaka, Zâmbia, o Centro Internacional de Arbitragem de Lusaka organizou uma mesa redonda para reflectir sobre a “Exploração das Novas Fronteiras na Resolução Alternativa de Litígios”. Nesta Conferência, a Provedora…

A Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo, na qualidade de Presidente da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AOMA), participou, hoje, 26 de Fevereiro, na Conferência sobre Arbitragem e Mediação, que decorre em Lusaka, Zâmbia, de…

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2025 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon
wpChatIcon

Audiências

Virtuais

O atendimento online está disponível
para todos os cidadãos, em Angola e no exterior.

Agende a sua audiência virtual com o
Provedor de Justiça.