Florbela Araújo divulga papel do Provedor de Justiça no Moxico

Florbela Araújo divulga papel do Provedor de Justiça no Moxico

Florbela Araújo divulga papel do Provedor de Justiça no Moxico

“O Papel do Provedor de Justiça na Defesa dos Direitos das Mulheres Africanas” foi o tema da palestra ministrada pela Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, hoje, 18 de Julho, na casa da Cultura do Moxico.

O discurso de abertura da palestra alusiva ao Dia da Mulher Africana, a ser comemorado a 31 deste mês, foi proferido pelo Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Arquiteto Wilson Augusto.

Na sua prelecção Florbela Rocha Araújo destacou as dez áreas sobre os direitos das mulheres que, enquanto Provedora de Justiça, tem vindo a defender no dia-a-dia, com particular atenção aos casos de violência contra as mulheres e raparigas, educação e capacitação das mulheres na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, bem como no poder e na liderança e na protecção das crianças e dos idosos.

A Provedora de Justiça fez uma comparação do número de mulheres nos cargos de decisão a nível de África e reconheceu que Angola tem dado passos significativos nos últimos anos, graças à liderança do Titular do Poder Executivo, tendo destacado as mulheres que estão nos cargos de liderança a nível mais alto da hierarquia do país.

O discurso de encerramento coube ao Juiz Presidente do Tribunal da Comarca do Moxico, Revaltino Vandunem, que realçou o importante papel da mulher nas sociedades africanas.

À margem da palestra, a Provedora de Justiça concedeu audiências aos cidadãos.

Florbela Araújo manteve ainda um encontro com o Presidente da Ordem dos Advogados Belmiro Chimuco a quem solicitou patrocínio judiciário a fim de se prestar advocacia gratuita aos cidadãos do Moxico.

Por seu turno, Belmiro Chimuco comprometeu-se em trabalhar com os membros da OAA no cumprimento da recomendação da Provedora de Justiça, no sentido de haver maior divulgação do patrocínio judiciário.

No Lar de Idosos, Rainha Nhacatolo Tchissengo, a Provedora de Justiça interagiu com os anciãos do Luena, inteirando-se das suas principais preocupações.

O grupo da terceira idade mostrou-se satisfeito com a visita da Provedora de Justiça, que reconheceu a organização e gestão do lar que dispõe de um Centro Médico, sala de fisioterapia, cozinha, lavandaria equipada e alfaiataria.

Com capacidade de internamento para 154 idosos, o lar existe desde 2013 e dispõe de 54 dormitórios. Segundo a sua Directora, Benedita Luiz o centro, actualmente, controla apenas  55 idosos.

Seguidamente, Florbela Araújo rumou para o Hospital Geral do Moxico, onde foi recebida pelo Director Geral, Zadoque Miza.

O hospital recebe, em média, 200 utentes por dia, necessitando de um hospital pediátrico na província para atender o número de crianças internadas.

Reinaugurado em 2015, o centro alberga a única unidade de hemodiálise da região sul e atende igualmente os pacientes das províncias vizinhas.

Para amanhã, está reservado o encontro de balanço das actividades realizadas pela Provedora de Justiça durante os dois dias de trabalhos na cidade de Luena.

Anterior Provedora de Justiça constata funcionamento dos Serviços Públicos na Província do Moxico

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon
wpChatIcon