Dr. Aguinaldo Guedes da Costa Cristóvão
Foi eleito Provedor de Justiça Adjunto da República de Angola pela Assembleia Nacional em Julho de 2021.
Exerceu funções de Director do Gabinete Jurídico e Consultor no Ministério da Cultura e no Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente. Foi Secretário de Estado da Cultura.
É Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Económicas e do Desenvolvimento pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (FDUAN).
Nasceu aos 09 de Junho de 1982, em Luanda.
É Pós-Graduado em Sociedades Comerciais, pelo Centro de Estudos Legais, Económicos e Sociais da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (FDUAN); em Administração Pública e Gestão, pelo Centro de Investigação em Políticas Públicas e Governação Local; em Direito Autárquico e Finanças Locais, pela FDUAN; e em Direitos Humanos pela Ius Gentium Conimbrigae, Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Foi eleito o terceiro Provedor de Justiça-Adjunto da República de Angola pela Assembleia Nacional, em Julho de 2021.
Foi Secretário de Estado da Cultura. Exerceu funções de Director do Gabinete Jurídico do Ministério da Cultura e Consultor no Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Foi membro de vários grupos de trabalhos e participa, desde 2007, no processo de elaboração e defesa de Relatórios sobre Direitos Humanos, junto de alguns organismos internacionais.
É membro da União dos Escritores Angolanos, da Ordem dos Advogados Angolanos (com carteira suspensa), da Liga Africana, da Associação de Corporate Governance de Angola e do Sindicato dos Jornalistas Angolanos.