É Pós-Graduado em Direito dos Contratos pela Universidade Óscar Ribas e Universidade Nova de Lisboa; em Administração e Gestão Pública, em Direito Autárquico e Finanças Locais pelo Centro de Pesquisas em Políticas Públicas e Governação Local da FDUAN e em Direito das Sociedades Comerciais pelo Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Sociais da FDUAN.
É especializado em Assessoria e Consultoria Jurídica, pelo Centro de Pesquisas em Políticas Públicas e Governação Local e em Gestão Pública, pela Escola Nacional da Administração.
É formado em Contencioso Administrativo pela Ordem dos Advogados Angolanos; em Extensão em Pesquisa Social e Análise Económica pelo Centro de Pesquisas em Políticas Públicas e Governação Local da FDUAN, em Procedimentos Jurídicos e Legística Formal e Material, pelo Secretariado do Conselho de Ministros; em Mediação e Conciliação Extrajudicial de Litígios, pelo Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal; em Direito Internacional dos Direitos Humanos, pelo Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Oslo; em Direitos Humanos para Docentes pela Universidade Católica de Angola; em Formação de Formadores em Direitos Humanos para Docentes pela lus Gentium Conimbigrae da Universidade de Coimbra; em Formação Avançada em Integridade Institucional para Alta Liderança pela Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas.
Foi membro, entre outros, do Grupo Técnico da Comissão Interministerial de Elaboração de Relatórios Nacionais, da Comissão Interministerial para retomar as negociações relativas ao Acordo-Quadro a celebrar entre a Santa Sé e a República de Angola. Participa desde 2007 do processo de elaboração e defesa de Relatórios sobre Direitos Humanos, junto do Comité dos Direitos Civis e Políticos do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra; do Comité dos Direitos Económicos Sociais e Culturais do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra e do Comité de Peritos sobre os Direitos e Bem Estar da Criança, da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos.
Foi coordenador do Grupo Técnico encarregue da elaboração das propostas de Leis da Liberdade de Religião, Crença e Culto, das Instituições do Poder Tradicional, dos Direitos de Autor e Conexos e dos Arquivos.
É membro da União dos Escritores Angolanos, da Ordem dos Advogados Angolanos, da Liga Africana, da Associação de Corporate Governance de Angola, do Sindicato dos Jornalistas Angolanos e do Conselho Nacional de Acção Social.
Publicou as seguintes obras e artigos:
CRISTÓVÃO, Aguinaldo; CORI, Izaquiel (2004). “Pessoas com Quem Falar” UEA
– Volume I
CRISTÓVÃO, Aguinaldo; VASCONCELOS, Adriano Botelho. (2004). “Vamos Lavar os nossos Pecados Limpando os Pés dos Outros” UEA.
CRISTÓVÃO, Aguinaldo. (2006) “Pessoas com Quem Falar” – UEA Volume II.
CRISTÓVÃO, Aguinaldo. (2011) “Pessoas com Quem Falar” – UEA Volume III.
CRISTÓVÃO, Aguinaldo (2008). Etimologia da Palavra e a Inserção do Acordo Ortográfico no Sistema Legal Angolano (Editora Mayamba).
CRISTÓVÃO, Aguinaldo (2009). Direitos de Autor, Direitos Conexos e Direitos Fundamentais (Revista Angolana de Direito, Ano 2, N° 4, Editora Casa das Ideias).
CRISTÓVÃO, Aguinaldo (2015). Não Discriminação por Motivos Religiosos – Garantias Legais. IV Conferência Nacional dos Direitos Humanos: Todos IGUAIS, Dignidade e Não Discriminação. Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.
CRISTOVÃO, Aguinaldo Guedes da Costa. (2020). Convenção sobre Todas as Formas de Discriminação Racial.
Disposições Legais e Desafios para a sua Implementação. MINJUSDH.
CRISTOVÃO, Aguinaldo Guedes da Costa. (2021). A Proteção dos Direitos das Minorias no Ordenamento Jurídico Angolano. – Uma abordagem na perspectiva dos Direitos Humanos. MINJUSDH, Embaixada da Noruega e The Governance Group.