Partilhas de Experiências e Conhecimentos Marcam Encerramento da II Expo Internacional dos Provedores de Justiça

Partilhas de Experiências e Conhecimentos Marcam Encerramento da II Expo Internacional dos Provedores de Justiça

Partilhas de Experiências e Conhecimentos Marcam Encerramento da II Expo Internacional dos Provedores de Justiça

Palestras sobre o “Provedor de Justiça como Mediador de Conflitos” e a partilha de experiências e conhecimentos do ramo dos “Ombudsman” marcaram o encerramento da II Expo Internacional dos Provedores de Justiça, que decorreu em Gaborone, de 29 de Julho até hoje, sexta-feira, 02 de Agosto.

No ciclo de palestras, foram prelectores o Provedor de Justiça de Moçambique, a Ex-Provedora de Justiça das Bermudas, o Provedor de Justiça da Força Aérea da Nigéria e a Secretária do Ministro da Defesa do Botswana. Os temas abordados serviram de reflexão profunda, embora dividisse opiniões, fruto da realidade de cada um. Para alguns, as guerras têm sempre objectivos políticos e o Provedor de Justiça não pode imiscuir-se em política, enquanto outros são de opinião que deve ser dado este poder, pelo facto de o Provedor de Justiça ser um mediador.

Em guisa de encerramento da II Exposição Internacional dos Provedores de Justiça, a organização deste evento realizou uma “Gala” na qual foram lidas mensagens dirigidas a várias entidades e funcionários da Provedoria de Justiça do Botswana, tendo a Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, recebido brindes e participado da entrega.

Além dos conferencistas, foram convidadas outras entidades, como a Embaixadora de Angola acreditada no Botswana e Decana dos Embaixadores.

O último dia serviu, de igual modo, para os participantes efectuarem visitas a um Museu, ao Parlamento do Botswana, aos Gabinetes do Presidente da República, Ministros e demais Órgãos do Estado, assim como a uma das Universidades mais antigas e ao Parque dos Heróis. Na visita turística os Provedores de Justiça ouviram histórias sobre a simulação de uma casamento tradicional e outras actividades lúdicas.

Vale recordar que durante a realização da II Expo Internacional dos Provedores de Justiça, Florbela Araújo presidiu a 28.ª reunião do Comité Executivo da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos abordou sobre as “Lições e Experiências sobre o Cumprimento das Recomendações do Provedor de Justiça”, moderou vários temas e expôs na sua Stand materiais bibliográficos, símbolos culturais, quitutes da terra e outros.

Anterior Florbela Araújo Fala Sobre as Lições de Experiência no Cumprimento das Recomendações do Provedor de Justiça

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon
wpChatIcon