Provedora de Justiça constata serviços públicos no Kilamba Kiaxi

Provedora de Justiça constata serviços públicos no Kilamba Kiaxi

Provedora de Justiça constata serviços públicos no Kilamba Kiaxi

A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, deslocou-se, hoje, sexta-feira, 10 de Fevereiro ao município do Kilamba Kiaxi para a primeira visita de constatação, neste ano, dos Serviços Públicos naquela municipalidade.

Florbela Rocha Araújo foi recebida pela Administradora Municipal, Naulila Masisa Fernandes André, com quem manteve um encontro de cortesia e, de seguida, visitou o Posto de Identificação Civil, onde ouviu os populares que pediram por celeridade na emissão dos Bilhetes de Identidade.

A Provedora de Justiça deslocou-se também ao Hospital Geral de Luanda, que nesta altura, debate-se com as enchentes de doentes que aderem à Campanha massiva de cirurgias gratuitas, promovida pelo Ministério da Saúde, iniciada no passado dia 7 deste mês com fim previsto para Março.

O Director Geral da maior unidade hospitalar provincial de Luanda, Francisco Quinto, revelou que a média de atendimento é de mais de mil pacientes dia, enfermados, na sua maioria, pelas doenças hipertensivas, que são a maior causa das mortes de adultos, seguidas dos acidentes, e a Malária na área pediátrica.

O também Gineco-Obstetra apresentou como dificuldades, entre outras, a insuficiência de profissionais e a superlotação, em mais de cem camas, sendo que a capacidade é de 400.

A delegação da Provedoria de Justiça, entre outras, mostrou-se preocupada com a situação das morgues e o tratamento dado aos cadáveres, quer no referido hospital como a nível do município.

Já no Centro de Acolhimento e Apoio Psicossocial municipal, a Provedora de Justiça soube que a principal dificuldade é a falta de orçamento próprio.

O termo da jornada de campo deu-se com a realização da palestra no Instituto Superior Politécnico Tocoísta que visou apresentar os fundamentos, percurso, âmbito, competências e extensão territorial do Provedor de Justiça.

Florbela Rocha Araújo prestou esclarecimentos sobre as intervenções dos participantes, tendo, no final, a delegação concedido audiências a mais de dez cidadãos.

Anterior Serviço Provincial do Namibe recebe visita de constatação

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2023 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon