No segundo dia de visita de trabalho no Reino da Bélgica, a Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, manteve um encontro com os quatro “Ombudsman” sectoriais, para abordar aspectos relativos ao estabelecimento de bases de cooperação institucional.
Trata-se dos Provedores de Justiça para a Região Federal Flamenga, da Valónia e da Federação Valónia-Bruxelas, o Presidente da Rede Belga dos Provedores de Justiça e a Mediadora de Bruxelas.
A troca de experiência e partilha de boas práticas constituiu o ponto central da reunião.
No encontro, o Embaixador de Angola acreditado no Reino da Bélgica, Mário Constantino, prestou informação sobre os angolanos residentes na Bélgica, tendo recebido de igual modo, explicações detalhadas sobre a estrutura e funcionamento dos diferentes Provedores de Justiça do Reino da Bélgica.
Importa recordar que o Provedor de Justiça Regional de Valónia e da Federação Valónia-Bruxelas, Marc Bertrand e a Provedora de Justiça de Angola, Florbela Araújo, integram o Instituto Internacional dos Provedores de Justiça, na qualidade de directores para a região Europa e África, respectivamente.
No período da tarde, Florbela Araújo, trocou impressões com os dois Presidentes do Tribunal Constitucional, designadamente o da Região Francófona, Pierre Nihoul e o da Região Flamenga, Luc Lavrysen, sobre a sua composição, competência e funcionamento.
Os dois Presidentes destacaram o papel da Provedora de Justiça de Angola, quer a nível nacional, quer a nível internacional.
Em declarações à imprensa local, Florbela Rocha Araújo, falou sobre o objectivo da sua visita de trabalho a este país europeu, tendo partilhado o papel da instituição de defesa do cidadão.