A
A Provedora de Justiça de Angola e Directora do Instituto Internacional dos Provedores de Justiça para a região de África, Dra. Florbela Rocha Araújo, participou de um encontro virtual, organizado pela Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AOMA) e o Instituto Internacional dos Provedores de Justiça, que teve como abordagem a importância de pertencer as duas organizações de caráter regional e internacional.
Os oradores discutiram essencialmente a função, funcionamento e o papel que a AOMA e o IOI desempenham em África e no mundo, na defesa dos direitos e liberdades fundamentais dos seus utetentes.
A referida reunião teve como objectivo primordial informar e lembrar aos Provedores de Justiça, bem como os seus colaboradores sobre o valor de ser membro das organizações supra citados.
Durante o evento foram criadas sinergias visando a consciencialização, troca de informação e promoção de um elevado espírito de inter-ajuda dos membros por meio de aprendizagem e experiências partilhadas.
Nas suas abordagens, os oradores mencionaram, de igual modo, algumas vantagens de pertencer a rede de Provedores, dentre elas o beneficio de formações gratuitas, publicações de matérias sobre os direitos humanos, a participação em workshops, conferências internacionais, bem como, uma maior cooperação e interacção entre os associados e o reforço dos laços de amizade.
Durante a sessão foi ainda referido que o Centro de Pesquisa dos Provedores de Justiça tem servido de instrumento fundamental na formação dos “ombudsman” tornando-a mais promissora a semelhança das instituições que se dedicam à promoção dos direitos humanos, transparência, boa governação e o Estado de Direito em África.
Vale lembrar que o IOI foi criado em 1978 e a AOMA em 2003 e têm como missão principal fortalecer o mandato dos Provedores de Justiça na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos de todo continente e a nivel Internacional.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, em Luanda, aos, 25 de Janeiro de 2022.