O Chefe do Serviço Provincial da Provedoria de Justiça da Lunda Norte, Wilson Mucapola, manteve um encontro de trabalho nesta segunda feira, 04 de Setembro, com o comandante da Unidade de Reação Policial, José Manuel Henriques da Costa.
O encontro visou a busca de esclarecimentos e prossecução do encaminhamento das principais preocupações da Associação dos Motoqueiros e Carregadores de Angola (AMOTRANG), sobre a apreensão das motorizadas, o excesso na actuação daquela força policial e práticas de extorsão.
José Manuel da Costa informou que as queixas apresentadas pelo responsável da AMOTRANG, resulta da inobservância constante do código de estrada dos seus associados, que se prendem com a falta de carta de condução de alguns Motoqueiros que se verifica de forma reiterada, o não uso de equipamentos apropriados para a prevenção, o excesso de velocidade e de lotação na transportação de pessoas e bens.
O Comandante reconheceu ter havido algum excesso, que resulta da desobediência dos cidadãos para com as forças policiais, mas tem se envidado esforço para apelar a actuação destes, mediante um papel pedagógico de modo a evitar os excessos.
No final, Wilson Mucapola apelou ao equilíbrio na actuação dos efectivos daquela unidade de reação policial, com vista a salvaguardar os direitos fundamentais dos cidadãos, para que as duas instituições possam unir sinergias, para maior divulgação do papel do Provedor de Justiça, por meio de palestras.