Estudantes Universitários manifestam interesse nas acções da Provedoria de Justiça

Estudantes Universitários manifestam interesse nas acções da Provedoria de Justiça

Estudantes Universitários manifestam interesse nas acções da Provedoria de Justiça

A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, recebeu, em audiência, hoje, terça-feira, 1. º de Agosto, um grupo de mais de vinte estudantes da Associação dos Estudantes da Universidade Agostinho Neto, que solicitou a concessão de Estágios e apresentou a necessidade de estreitar os laços com a Provedoria de Justiça, para maior interacção com aquele grêmio estudantil.

Sem avançar datas, Florbela Rocha Araújo apontou a possibilidade de concessão de estágio curricular de curto prazo a estudantes, com menos de 30 dias de duração, com vista a muni-los de conhecimento e experiência prática para a promoção da defesa dos Direitos, Liberdades e Garantias dos estudantes.

Durante o encontro, os universitários questionaram sobre o poder decisório do Provedor de Justiça, o seu âmbito de actuação, principais características, municipalização dos serviços, tendo-se lhes apresentada a génese da instituição Ombudsman no mundo, em África e no nosso país.

A Provedora de Justiça apresentou aos visitantes a estrutura da Provedoria de Justiça, anunciou a que está em curso a criação de uma plataforma digital para audiências virtuais, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para maior interacção com o Cidadão.

Por sua vez, o Provedor de Justiça-Adjunto, Aguinaldo Guedes Cristóvão, destacou, entre outros assuntos, a informalidade na actuação do Provedor de Justiça e partilhou um caso específico de um cidadão que viu a sua viatura vandalizada por uma administração municipal, depois de confiscada.

Aguinaldo Guedes Cristóvão desafiou o grêmio estudantil a empenhar-se na promoção de acções que visam a defesa dos Direitos, Liberdades e Garantias dos estudantes.

Os visitantes conheceram, de forma guiada, as várias áreas que compõem a Provedoria de Justiça, com realce para os Gabinetes da Provedora de Justiça, do Provedor de Justiça-Adjunto e as Áreas Especializadas.

A presidente da Associação dos Estudantes da Universidade Agostinho Neto, Yolanda Domingos, afirmou que a visita teve como objectivo o estreitamento dos laços com a Provedoria de Justiça e a solidificação, em termos matérias, do mandato constitucional do Provedor de Justiça e a possibilidade de consecução de estágio curricular aos estudantes das várias especialidades.

Participaram, igualmente no encontro, o Director da Áreas Especializadas, Domingos Henriques, o Director do Gabinete da Provedora de Justiça, Adilson Gouveia e Técnicos Seniores da Provedoria de Justiça.

A Associação dos Estudantes da Universidade Agostinho Neto é o braço estudantil da maior e primeira instituição de Ensino Superior em Angola e está representada nas nove Unidades Orgânicas, tendo nas suas fileiras 22 mil estudantes.

 

Anterior Resenha Semanal do Provedor de Justiça (24 a 28 de Julho)

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon