A Provedora de Justiça de Angola e Directora para Região África do Instituto Internacional do Provedores de Justiça, Florbela Rocha Araújo, participou, nesta Segunda-feira, 13 de Novembro, no processo de Eleição Electrónica dos novos membros do Conselho de Directores para Região, a partir de Luanda.
O processo eleitoral começou no passado dia 8 e termina a 22 deste mês.
São candidatos ao Conselho de Directores para Região África para o próximo mandato, a Provedora de Justiça da Zâmbia, Caroline C. Sokoni, o Mediador do Reino do Marrocos, Mohamed Benalilou, a Protectora Pública da África do Sul, Kholeka Gcaleka e a Provedora de Justiça da República do Malawi, Grace Tikamberi Malera.
Os eleitos entrarão em funcionamento a partir de Maio de 2024, com a Assembleia Geral do IOI, em Haia, Holanda a que também vai participar a Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo.
O mandato vigente termina em 2024 e, actualmente, ocupam os cargos de Directores para Região África a Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo, a Provedora de Justiça do Quénia, Florence Kajuju, a Provedora de Justiça da Zâmbia, Caroline Sokoni e, em representação da África do Sul, a Protectora Pública, Kholeka Gcaleka.
A Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo cessa o mandato de dois anos de Directora Regional de África do Instituto Internacional dos Provedores de Justiça, cuja eleição foi a 27 de Outubro de 2021.