PRESIDENTE DOS PROVEDORES DE JUSTIÇA AFRICANOS PRESIDE REUNIÃO DE CONCERTAÇÃO EM ABIDJAN

PRESIDENTE DOS PROVEDORES DE JUSTIÇA AFRICANOS PRESIDE REUNIÃO DE CONCERTAÇÃO EM ABIDJAN

PRESIDENTE DOS PROVEDORES DE JUSTIÇA AFRICANOS PRESIDE REUNIÃO DE CONCERTAÇÃO EM ABIDJAN

A

2012-08-24

Com o Tema “O REFORÇO DA CAPACITAÇÃO DOS PROVEDORES DE JUSTIÇA DE ÁFRICA E CONSOLIDAÇÃO DA BOA GOVERNAÇÃO” decorreu em Abidjan, Republica da Costa do Marfim, a primeira Reunião de Concertação dos Países da Africa do Oeste da Associação dos Ombudsman, Mediadores ou Provedores de Justiça de Africa. Esta é a primeira Reunião do Género desde a criação da mesma.
A Reunião presidida pelo Provedor de Justiça da Republica de Angola, Paulo Tjipilica, na qualidade de Presidente dos Provedores de Justiça Africanos, abordou questões se prendem com a realização da 4ª Assembleia-Geral que poderá ter lugar no Mali.
O Provedor de Justiça de Angola e Presidente dos Ombudsman Africanos destacou a importância que a região representa para AOMA, uma vez que a mesma foi fundada no Burkina-faso país membro da região. Paulo Tjipilica falou da necessidade da troca de experiência e a prática necessária para a promoção da cooperação institucional.
 A Cerimónia de abertura foi presidida pelo Primeiro-ministro da Costa do Marfim, JEANNOT AHOUSSOU KOUADIO, em representação do Chefe de estado marfinense ALASSANE DRAMANE OUTTARA. Na sua alocução o primeiro-ministro ressaltou a importância das instituições de mediação na prevenção, gestão e resolução de conflitos no continente.
Seis pontos comandaram a ordem do dia a saber: apresentação do relatório de actividades do presidente da AOMA, análise do tema central da próxima Assembleia-Geral da OAMA, e o actual quadro do Centro de Formação dos Provedores de Justiça sedeado em Durban-Africa do Sul.
A cerimónia de abertura contou com a presença de altas entidades do Estado Marfinense, autoridades religiosas, tradicionais e Magistrados.
Estiveram presentes a esta sessão dez dos quinze países convidados, como sendo: O Beni, Burkina-faso, Gambia, Gana, Guine Conacri, Libéria, Mali, Níger, Senegal e Togo.

Um dos pontos altos desta actividade foi a recepção em audiência dos Provedores de Justiça Africanos, pelo Presidente da Costa do Marfim ALASSANE OUTTARA.
ALASSANE OUTTARA encorajou o Presidente dos Ombudsman, Mediadores ou Provedores de Justiça de Africa a manter-se firme na luta pelo respeito dos direitos dos cidadãos e boa governação.


Fonte: Manuel da Costa.

 

Anterior ADDIS ABEBA – PAULO TJIPILICA NA ASSEMBLEIA DA UNIÃO AFRICANA

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2023 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon