Provedora de Justiça e Representante Especial da China partilham experiências em Direitos Humanos

Provedora de Justiça e Representante Especial da China partilham experiências em Direitos Humanos

Provedora de Justiça e Representante Especial da China partilham experiências em Direitos Humanos

A partilha de conhecimentos e troca de experiências no domínio dos direitos humanos, levou o Representante Especial dos Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores da República da China, Yang Xiaokun, hoje, 17 de Abril, ao encontro da Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo.

Durante a audiência, Florbela Araújo fez uma panorâmica geral sobre o papel, função, atribuições e âmbito de actuação do Provedor de Justiça.

Florbela Araújo referiu ainda que a institucionalização do Provedor de Justiça em Angola é um bom sinal de “boa governação e democracia”.

Na sua alocução, Yang Xiaokun felicitou a Provedora de Justiça pelo 19.° aniversário da instituição, que se assinala no próximo dia 19 de Abril, tendo demonstrado admiração pelo trabalho desenvolvido no âmbito da defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

Informou que o seu país dispõe de uma linha de apoio aos cidadãos (12345), à semelhança do Provedor de Justiça de Angola, para possíveis queixas ou violação de direitos fundamentais, que por sua vez são encaminhadas aos órgãos competentes.

Em declaração à imprensa, Yang Xiaokun considerou o encontro positivo, à medida em que permitiu ampliar o seu conhecimento sobre esta instituição angolana, particularmente, no quesito da extensão dos seus Serviços em 10 Provinciais do país.

Sobre as bases de cooperação, o responsável identificou o aprendizado mútuo e iniciativas de promoção dos direitos humanos como principais áreas.

O Representante Especial da China, que se encontra em Angola desde ontem, dia 16, para uma visita oficial de três dias, já manteve encontros com altas entidades do Ministério das Relações Exteriores de Angola, do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, com a Provedora de Justiça e outros responsáveis do sector judicial.

Importa referir que Angola e a China estabeleceram relações diplomáticas a 12 de Janeiro de 1983 e mantêm cooperação estreita em vários domínios.

Anterior Associação de apoio à pessoa Autista solicita actuação da Provedora de Justiça para inclusão social

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon