Provedora de Justiça marca presença na 43ª cimeira da SADC

Provedora de Justiça marca presença na 43ª cimeira da SADC

Provedora de Justiça marca presença na 43ª cimeira da SADC

A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, prestigiou com a sua presença a 43ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em Luanda, Angola, sob o tema: “Capital Humano e Financeiro: Os Principais Motores da Industrialização Sustentável da Região da SADC”.

O ponto mais alto da Cimeira foi o momento da assumpção de Angola à presidência rotativa da SADC pela terceira vez, para o período de 2023/2024, a cargo do Presidente da República, João Lourenço, em substituição de Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo.

A Cimeira Ordinária da SADC reservou um momento para o anúncio dos vencedores do Prémio Jornalismo SADC-2023, com destaque a jornalistas angolanos, nas categorias de Televisão, Ernesto Bartolomeu, (Televisão Pública de Angola), Imprensa, Francisca Augusto e Venceslau Mateus (ANGOP), e Luís Mamana da Rádio Nacional de Angola.

Participam nesta Cimeira os Chefes de Estado e de Governo dos 16 Estados Membros da SADC, nomeadamente, Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, República Unida da Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.

A Cimeira conta igualmente com a participação de chefes de organismos continentais e regionais na qualidade de observadores.

A SADC é uma organização intergovernamental, criada em 1992, e dedicada à cooperação e integração sócio-económica da região, bem como à cooperação em matérias de política e segurança.

Anterior Resenha Semanal do Provedor de Justiça  (07 a 10 de Agosto)

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon