Provedores de Justiça celebram dia internacional com olhos postos nos desafios da era digital

Provedores de Justiça celebram dia internacional com olhos postos nos desafios da era digital

Provedores de Justiça celebram dia internacional com olhos postos nos desafios da era digital

Para celebrar o Dia dos Provedores de Justiça, a assinalar-se na quinta-feira, 12 de Outubro, o Centro de Pesquisa dos Provedores de Justiça Africanos (AORC), em colaboração com o Instituto Internacional dos Provedores de Justiça (IOI), organizou, hoje, terça-feira, dia 10, um webinar sobre os “Provedores de Justiça na Era Digital: Navegando entre os Desafios e as Oportunidades”.

A reunião virtual contou com a participação da Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo, tendo por objectivo aprofundar as implicações da comunicação digital nos direitos de privacidade e confidencialidade no âmbito do processo de mediação.

Os Provedores de Justiça abordaram o direito à privacidade, segurança cibernética, confidencialidade na era digital, exploração da tecnologia, ferramentas para comunicação segura e questões legais e éticas.

Foi referido que o Provedor de Justiça pode tirar inúmeras vantagens das tecnologias de informação, sobretudo, no uso da inteligência artificial, pautando sempre pelo seu discernimento.

Os prelectores apelaram ao uso de ferramentas seguras na gestão de informação e verificação de dados nas instituições para salvaguardar o direito à privacidade dentro das organizações.

Foram prelectores o Professor Monoj Maharaj, da Universidade de Kwazulu-Natal e a Provedora de Justiça Austríaca e Secretária-Geral do IOI, Gaby Schwarz, sob a moderação do Provedor de Justiça da Cidade do Cabo, África do Sul, Vusumzi Magwebu.

Como reconhecimento global do seu papel em vários sectores e regiões, foi criado o dia do Provedor de Justiça, em 2018, celebrado, anualmente, na segunda quinta-feira de Outubro.

Para este ano, as actividades decorrem sob lema: “Provedores de Justiça: Diversos no papel, unidos no serviço”.

Anterior Provedora de Justiça satisfeita com visita efectuada à cadeia feminina de viana

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon