Uma delegação do Serviço Provincial da Provedoria de Justiça de Malanje, chefiada pelo seu Representante, Manuel Campo, visitou, no dia 11 de Janeiro, o Serviço de Migração e Estrangeiros, (SME).
O Mandato e a Função do Provedor de Justiça foi o tema central do encontro de trabalho que a delegação manteve com o Director do SME, Fancisco Tales.
A Delegação visitante constatou as distintas áreas de trabalho do SME, com vista a aferir o seu normal funcionamento, recebendo informações detalhadas sobre as actividades realizadas pelo órgão na província.
O combate à imigração ilegal motivada pelo garimpo de diamantes, praticado com maior incidência pelos imigrantes provenientes da República Democrática do Congo, foi apontado como o maior desafio deste serviço.
O Responsável do SME informou de igual modo, que estão ultrapassados os constrangimentos relacionados com a emissão de passaportes, quer ordinários como de serviços, facto que lá lugar a existência de muitos passaportes já emitidos cujos utentes não procedem o respectivo levantamento.
Os representas das duas instituições manifestaram o desejo em cooperar, a fim de dar respostas as queixas ou reclamações dos cidadãos em relação ao SME.