Serviços da Provedoria de Justiça na Província da Lunda Norte e PGR, viram os seus laços de cooperação mais fortalecidos, em matérias que tendem a transmitir segurança aos cidadãos.
Num breve encontro de cortesia o Magistrado da Procuradoria Militar da Região Leste, na lunda-Norte, Bernardo Pinto Paulo Silva, apresentou às boas vindas ao visitante, tendo na ocasião expressado a importância destas cooperações entre os organismos que velam pela salvaguarda da justiça dos cidadãos.
Na ocasião, o representante militar do MP, informou sobre o pragmatismo e equilíbrio na actuação do órgão que dirige.
O titular daquele órgão, ressaltou as várias dificuldades que se tem verificado, no tratamento dos reclusos militares e paramilitares.
No que toca aos processos crimes instruídos, o Procurador Militar mencionou o facto de os detidos em prisão preventiva serem transferidos à província vizinha da Lunda-Sul, por não existir estabelecimentos penitenciário militar e paramilitar, situação que tem dificultado o andamento normal dos processos.
Por sua vez Wilson Mucapola, Chefe dos Serviços Provinciais da Provedoria de justiça na Lunda-Norte, agradeceu ao convite, formulado e falou da importância do papel e a função do provedor de justiça, na tutela da defesa dos direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos, referindo ainda sobre a necessidade destes dois órgãos juntos trabalharem para garantir a plena justiça aos cidadãos militares e paramilitares e afins.
Dentre as várias questões o Chefe dos Serviços mostrou a sua preocupação com a fuga paternidade e os vários processos de alimentos que correm trâmites onde maior número dos implicados são militares.
No final do encontro o anfitrião recebeu das mãos do Chefe dos Serviços Provinciais da Provedoria de Justiça da Lunda-Norte, o Guia do Provedor de Justiça e outros materiais que contém a matéria ligada ao órgão que representa.