No âmbito da parceria institucional, a Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, recebeu hoje, segunda-feira, 15 de Janeiro, a Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Denise António.
No encontro de trabalho, a Provedora de Justiça apresentou as áreas de cooperação existentes, que vão desde a formação, impressão de brochuras do Provedor de Justiça, assim como o apoio na realização de actividades da instituição.
Reforçou a necessidade do cumprimento do projecto de audiências virtuais, para aproximar os serviços da Provedoria de Justiça aos cidadãos de todo o território nacional.
Florbela Araújo falou também do Plano de actividades previstas para o ano de 2024, entre elas, algumas presenciais e outras virtuais, com foco nos temas ligados ao ambiente e à defesa dos direitos das pessoas vulneráveis.
A Formação para o Comité Executivo da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AOMA), em Direitos Humanos, estão entre as prioridades das actividades já conhecidas e realizadas pela Provedoria de Justiça de Angola, extensiva a outras instituições que cooperam com o Provedor de Justiça.
Na sua alocução, Denise António assegurou a continuidade da parceria e apoio do PNUD com a Provedoria de Justiça, por ser um órgão essencial na defesa dos Direitos Humanos e dos cidadãos em particular.
Avançou que o PNUD dispõe de uma nova agenda de trabalho para Angola para o período 2024-2028, assente em quatro eixos, onde se destacam a diversificação da economia, o acesso à qualidade de serviços, a gestão de resíduos e a governação inclusiva.
Em declarações à imprensa, Denise António garantiu o seu comprometimento e apoio ao trabalho da Provedora de Justiça, para o bom desempenho das suas funções nacionais e internacionais.
Reitera-se que a nova Representante Residente do PNUD em Angola tem mais de 25 anos de experiência no Sistema das Nações Unidas. O seu percurso profissional inclui passagens nos cargos de Representante do PNUD na Jamaica, Bermudas, Ilhas Cayman e Bahamas.
Denise António chegou ao país a 26 de Outubro de 2023 e sucede no cargo, Edo Stork, que terminou a sua missão no mês de Setembro do ano transacto.