Provedoria de Justiça, visita o Estabelecimento prisional do Yabi

Provedoria de Justiça, visita o Estabelecimento prisional do Yabi

Provedoria de Justiça, visita o Estabelecimento prisional do Yabi

Na sequência da efectivação do Estudo sobre a Situação dos Reclusos em Angola, uma equipa do Serviço Provincial de Cabinda da Provedoria de Justiça deslocou-se recentemente, à cadeia do Yabi.

A delegação da Provedoria de Justiça, chefiada pelo seu Representante, Santos de Araújo, manteve um encontro preliminar com o Director daquela unidade penitenciária, Januário Conde, Superintendente Prisional, que fez uma resenha sobre a situação operativa da unidade que dirige.

O responsável da unidade, fez saber que a cadeia do Yabi actualmente conta com uma população penal de 296 reclusos, dos quais, 141 detidos e 155 condenados, dentre angolanos e estrangeiros, sendo a República Democrática do Congo com 26 cidadãos detidos e 42 condenados e o Congo Brazavile com apenas 1 cidadão detido e 2 condenados.

Na sequência, a delegação da Provedoria de Justiça, dirigiu-se ao interior penal para aferir, in loco, as condições de reclusão da unidade, que actualmente regista vários constrangimentos, no que diz respeito aos beliches que se encontram em estado avançado de degradação, falta de colchões, cobertores e mosquiteiros.

Há também problemas na tubagem interna que permite o escoamento das águas residuais.

Posteriormente, manteve, também, um encontro com a população penal, que no fim, culminou com as audiências concedidas individualmente pelo Chefe do Serviço Provincial da Provedoria de Justiça em Cabinda, a cerca de 63 reclusos.

Anterior Provedoria de Justiça averigua o nível de prontidão de atendimento aos cidadãos em visita no hospital Provincial Materno Infantil

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon