Provedora de Justiça ausculta trabalhadores do mercado do 30

Provedora de Justiça ausculta trabalhadores do mercado do 30

Provedora de Justiça ausculta trabalhadores do mercado do 30

Os trabalhadores do maior mercado da província de Luanda foram auscultados, nesta terça-feira, 30 de Maio, pela Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, numa visita de trabalho àquele espaço comercial.

A jornada de campo da Provedora de Justiça começou na Administração Municipal de Viana, onde manteve um encontro de cortesia com o Administrador Municipal-Adjunto para a Área Económica e Financeira, David Mavinga, em representação do Administrador Municipal, Demétrio Brás de Sepulveda.

Naquele ponto de venda informal a céu aberto, com uma maior força de trabalho feminina, Florbela Araújo interagiu aberta e directamente com os trabalhadores, onde falou sobre o “Papel do Provedor de Justiça como Defensor dos Trabalhadores com incidência à actividade informal.”

A propósito dos seus direitos, a Provedora de Justiça defendeu que os vendedores devem ser tratados com respeito e dignidade, além de beneficiarem do direito a posse do cartão de identificação e a utilização conveniente do espaço que lhes é atribuído.

Florbela Araújo, lembrou às trabalhadoras do mercado informal, o dever da conservação dos locais de venda e o acatamento das ordens das autoridades policiais, administrativas e fiscais.

A Provedora de Justiça a apelou à necessidade de adopção de comportamentos que não lesem aos direitos e interesses dos consumidores por parte das autoridades.

Da parte das trabalhadoras do Mercado do 30, foram apresentadas algumas preocupações ligadas ao acesso ao transporte, às estradas, à delinquência juvenil, à necessidade de uma esquadra móvel e à morosidade na aquisição de bilhete de identidade.

Após essa interacção, o Provedor de Justiça-Adjunto, Aguinaldo Cristóvão, concedeu audiências às vendedoras, que manifestaram interesse em aprofundar o conhecimento sobre o Provedor de Justiça.

Em declarações à imprensa, Florbela Araújo, alertou as vendedoras informais sobre a necessidade da legalização de terras, sendo esta questão uma das queixas mais frequentes por parte dos cidadãos deste município.

Florbela Araújo, assegurou levar as preocupações às autoridades competentes, tendo terminado a visita com um périplo pelo Mercado, onde esteve acompanhada pelo Administrador do Mercado, António Domingos.

Importa referir que esta visita enquadra-se no âmbito das visitas da Provedora de Justiça aos municípios de Luanda.

Anterior Provedoria de Justiça capacita efectivos da PIR em Direitos Fundamentais

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon
Traduzir »