Assinatura de memorando de entendimento entre ioi e unitar marca reunião anual em Nova Iorque

Assinatura de memorando de entendimento entre ioi e unitar marca reunião anual em Nova Iorque

A

O Instituto Internacional dos Provedores de Justiça, (IOI), assinou, nesta quinta-feira, 12, através do seu Presidente, Chris Field, um Memorando de Entendimento com o Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, representado pelo Director Executivo, (UNITAR), Nikhil Seth.

O acto foi testemunhado pela Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo, na qualidade de Directora do IOI Região África.

O referido Memorando visa fortalecer os laços de cooperação com a UNITAR, bem como a partilha dos princípios da boa governação, transparência e estado de Direito.

Noutro encontro, foi analisado um Memorando de Entendimento, proposto pelo Provedor de Justiça da Argentina.

Chris Field informou que todos os anos o IOI tem um remanescente de perto 21 mil Euros e podem ser alocados para atender questões de crises humanitárias.

Em seguida, sugeriu a criação de um fundo da organização, com o fim de acolher os refugiados da Ucrânia e para acautelar crises de vária índole.

Outro assunto debatido em sede do Conselho de Administração, prendeu-se com a questão da possível suspensão do Provedor de Justiça e Comissário de Direitos Humanos da Federação Russa, por conta da situação dos Direitos Humanos na Ucrânia.

Chamada a intervir, Florbela Rocha Araújo realçou a necessidade do IOI emitir uma recomendação sobre o assunto supracitado e ser analisado na próxima reunião virtual do IOI.

De lembrar que terminou, nesta quinta-feira, a Reunião Anual do IOI, que decorreu de 10 a 12 deste mês, no Fórum Cultural Austríaco, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde participaram os membros do Conselho de Direcção do IOI.

PROVEDOR DE JUSTIÇA,
17 anos na defesa dos Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, Nova Iorque, 12 de Maio de 2022.

Anterior Provedora de Justiça Florbela Araújo defende português como língua de trabalho do ioi

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Acesso Rápido

Relações Internacionais

© 2022 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon