A
2011-07-22
Luanda – O Burundi pretende colher a experiência de Angola no domínio da promoção e desenvolvimento da democracia, manifestou hoje, em Luanda, o provedor de Justiça daquele país, Mohamed Rukara.
O responsável burundês expressou o facto em declarações à imprensa à saída de uma audiência que manteve com a segunda vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina, no quadro da visita que efectua a Angola.
Mohamed Rukara reconheceu o papel do parlamento angolano no desenvolvimento da democracia e promoção dos direitos humanos, depois de um longo conflito armado.
Por isso, revelou que endereçou um convite às autoridades parlamentares angolanas para visitarem o seu país, onde deverão transmitir a sua experiência.
No seu entender, a democracia em África deve ir de encontro com os valores tradicionais dos seus povos, devendo possuir características próprias.
O provedor de Justiça disse ter transmitido à segunda vice-presidente da Assembleia Nacional a sua admiração pelo crescimento que o país tem registado, sobretudo no domínio da reconstrução de infra-estruturas destruídas pela guerra.
Mohamed Rukara encontra-se em Angola desde terça-feira, para uma visita de três dias, à convite do seu homólogo angolano e presidente dos ombudsman africanos, Paulo Tjipilica, para troca de experiência entre os dois países, a nível do funcionamento das provedorias de justiça.
Fonte: Angop.