Uma delegação chefiada pelo Director das Áreas Especializadas, está na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, desde o dia 17 do corrente mês com objectivo de inteirar-se sobre o funcionamento dos Serviços Provinciais da Provedoria de Justiça, no plano administrativo e processual.
A chegada, a delegação foi recebida pelo Director Adjunto do Gabinete de Sua Excelência a Governadora.
No Dundu, a delegação foi recebida em audiência pela Governadora da Província para os cumprimentos de cortesia, tendo na ocasião, o chefe da delegação transmitido os cumprimentos da Provedora de Justiça e do Provedor de Justiça Adjunto, que se encontra em exercício, manifestando os agradecimentos pela recepção e apoio prestado.
A Governadora, agradeceu pela preferência da Provedora de Justiça no acompanhamento dos Serviços Provinciais para bem dos cidadãos da província, o que, segundo aquela autoridade, demonstra empenho e dedicação pessoal da Provedora de Justiça em conferir vitalidade à instituição que dirige.
O período da tarde ficou reservado para os trabalhos internos com os funcionários dos Serviços, na apreciação do modus operandi na tramitação documental e processual.
Também o momento serviu para se fazer um inventário do património Institucional existente.
No segundo dia, 18 de Maio, a delegação trabalhou nos aspectos de recolha e catalogação da informação institucional, na elaboração dos relatórios periódicos e sua uniformização e alinhamento com o paradigma do Relatório Anual do Provedor de Justiça.
Estiveram presentes nesse segundo dia, o Chefe cessante dos Serviços Provinciais, Dr. Gastão Mwakassange e o recém nomeado Chefe do Serviço Provincial, que aproveitaram a oportunidade para abordarem assuntos relacionados com a tramitação de documentos e de processos, tendo, o chefe cessante, apresentado detalhadamente as instalações e seu património.
No terceiro dia e último, também estando presente o chefe recém nomeado, deu-se seguimento tratamento de processos e a elaboração dos relatórios, para além da abordagem de aspectos importantes sobre a natureza e funções do Provedor de Justiça, sobretudo, servindo de refrescamento ao novo chefe.