A
2012-06-19
Luanda – A procura de estabilidade nos estados e a defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, são um dos pontos focais, da reunião sobre a coordenação do Acordo de Entendimento entre a União Africana e a Associação dos Ombudsman, Mediadores ou Provedores de Justiça Africanos (AOMA), a decorrer em Luanda.
A informação foi avançada hoje (terça-feira) à imprensa, pelo provedor de Justiça de Angola, Paulo Tjipilica, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, onde se deslocou para apresentar os cumprimentos de boas-vindas ao seu homólogo maliano, Djingo Cissoko, que é também vice-presidente da AOMA.
Paulo Tjipilica, que é o actual presidente da AOMA, esclareceu que o encontro, a decorrer de 20 a 25 do presente, vai servir para que cada um dos estado membros apresente em detalhe as áreas de cooperação.
“No encontro, não só iremos analisar a questão da boa governação, mas, também, a mediação de conflitos e a observação de eleições entre outras áreas para a defesa das garantias e direitos dos cidadãos”, afirmou.
Para testemunhar a cerimónia de implementação do memorando de entendimento no evento que reunirá os provedores africanos, é aguardada quarta-feira, em Luanda, a comissária para os Assuntos Políticos da União Africana, Júlia Dolly Joiner.
O encontro contará, ainda, com a presença da secretária executiva da AOMA, Thulise Madonsela, e da coordenadora da AOMA para a região Este, Carolina Socone, entre outros convidados.
Fonte: Angop