Em alusão aos 19 anos da institucionalização do Provedor de Justiça, a Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, abriu hoje, 19 de Abril, a jornada da celebração da data, com a visita ao Hospital Materno Infantil Manuel Pedro Azancot de Menezes.
Naquela unidade hospitalar, foi recebida pela Directora Geral, Manuela Mendes, de quem recebeu explicações detalhadas sobre o seu funcionamento.
Na sua enunciação, Emanuela Mendes revelou que foram realizados 34 mil partos desse a sua existência, ou seja, junho de 2022.
Florbela Araújo mostrou-se satisfeita com as condições de atendimento e internamento dos utentes que acorrem a este hospital.
Levou consigo a preocupação de um menino chamado “Alfredo”, devido a acusações de feitiçaria no seio familiar, foi queimado pelos pais, no Uíge, afectando o seu rosto.
A Provedora de Justiça garantiu envidar esforços junto do Governo Provincial do Uíge para que seja localizados os familiares do menino, de forma a auxiliar a auxiliar a directora do Hospital.
Em declarações à imprensa, Florbela Araújo considerou positiva a jornada de trabalho, que marca a abertura das actividades comemorativas da Semana do Provedor de Justiça.
Com uma média de cem partos por dia e uma capacidade para 200 camas para internamento, o Hospital Materno Infantil Manuel Pedro Azancot de Menezes possui sete andares e conta com diversos serviços desde o banco de urgência, consultas externas e Centro Monamy.