Florbela Araújo cessa funções na REDE de Provedores de Justiça da CPLP

Florbela Araújo cessa funções na REDE de Provedores de Justiça da CPLP

Florbela Araújo cessa funções na REDE de Provedores de Justiça da CPLP

A Provedora de Justiça de Angola e Presidente cessante da Rede de Provedores de Justiça e Demais Instituições de Direitos  Humanos da Comunidade dos Países Língua Portuguesa, Florbela Rocha  Araújo, efectuou hoje dia 15 de Março, a passagem de pastas a Provedora de Portugal, Maria Lúcia Amaral, Presidente Interina na sequência da rotação dos Países da CPLP.

Ao discursar no acto de passagem de pastas, Florbela Araújo, advogou a necessidade de se trabalhar em conjunto para unificação de forças direccionadas à defesa dos direitos, das liberdades e garantias dos cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Por seu turno, a nova Presidente dessa plataforma Maria Amaral agradeceu o trabalho desenvolvido por Angola durante o mandato e comprometeu-se em dar continuidade as tarefas que ficaram pendentes por razões de vária ordem.

O provedor de Justiça de Cabo Verde, José Carlos Delgado, também reconheceu “com muito apreço” o trabalho de Angola durante o seu mandato.

A oportunidade serviu para os funcionários seniores da Provedoria de Justiça de Angola beneficiarem de uma troca de experiência em matéria de tramitação processual e gestão de queixas da Provedoria de Portugal.

A cerimônia de passagem de pasta decorreu no Palácio Vilalva, em Lisboa, e foi testemunhada por altas individualidades da embaixada de Angola em Portugal e pelo secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa.

Fizeram, igualmente, parte do acto, o procurador do Brasil para os Direitos do Cidadão e representantes de países da CPLP, entre outros participantes por via online.

A Rede de Provedores de Justiça da CPLP foi criada a 28 de Maio de 2023, em Portugal, prosseguindo os princípios e objectivos das Nações Unidas, bem como dos Princípios de París.

 

 

Anterior Provedoria de Justiça e Universidade de Coimbra assinam protocolo de cooperação

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon