A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, deslocou-se, hoje, quarta-feira, 29 de Março, ao município de Luanda para constatar os Serviços Públicos prestados aos cidadãos.
No encontro de cortesia, a Administradora Municipal, Milca Caquesse, afirmou que o município, nesta altura, se encontra em “fase de adaptação à sua nova estrutura orgânica”, posto que tinha sido constituída por Comissão Administrativa.
Milca Caquesse relatou outras situações que vão desde construções e apreensões ilegais ao enquadramento do pessoal da antiga Comissão Administrativa.
Após o encontro, a Provedora de Justiça visitou, o Lar da Assistência à Pessoa Idosa-Beiral, que acolhe mais de cem idosos, entre mulheres e homens. A directora do Centro, Ana Alexandre, garantiu que o Lar dispõe das condições básicas para a assistência àquele segmento social vulnerável.
Por sua vez, os idosos reconheceram a melhoria dos serviços, porém, solicitaram a intervenção da Provedora de Justiça para resolução dos problemas de transporte, para urgências médicas, aparelhos de ar-condicionado e mosquiteiros.
Apresentaram ainda a necessidade de um psiquiatra para os idosos com doenças do fórum psíquico.
Como um, dos vários resultados imediatos da deslocação de Florbela Rocha Araújo, a administração municipal vai realizar neste sábado, 1 de Abril, uma Feira de Saúde no Beiral para tratar dos variados problemas de saúde com que se debatem os idosos.
A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, concluiu a jornada de campo no Centro Integrado de Formação Tecnológica-CINFOTEC Rangel, onde palestrou sobre o “Papel do Provedor de Justiça na defesa das Mulheres e Crianças ”.
Durante o encontro, Florbela Rocha Araújo prestou esclarecimentos aos presentes, entre representantes do Corpo Directivo Municipal, Distritais, Magistrados, Órgãos de Segurança, Responsáveis Académicos, Estudantes e Sociedade Civil.
À margem da palestra, a Provedora de Justiça e sua delegação concederam audiências a cidadãos que relataram situações de violação de seus direitos.
A deslocação da Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo enquadrou-se no âmbito de visitas aos Municípios de Luanda, com vista à divulgação do mandato e função do Provedor de Justiça e tratou-se da última visita do primeiro trimestre deste ano.