Instituto Internacional dos Provedores de Justiça apresenta novos Membros da Direcção

Instituto Internacional dos Provedores de Justiça apresenta novos Membros da Direcção

Instituto Internacional dos Provedores de Justiça apresenta novos Membros da Direcção

O terceiro dia de actividades, decorreu com início da sessão de abertura da Assembleia Geral, cujo objectivo foi de analisar e discutir todas as propostas de trabalho do conselho aos membros do IOI a nível mundial, a fim de serem aprovados os documentos previstos para a sessão, que haviam sido previamente distribuídos.

A reunião foi presidida pela pela Presidente interina do IOI Diane Welborn, que após a aprovação da agenda pelos membros, passou-se de imediato ao discurso de boas-vindas por video-conferência efectuado pela Vice-Presidente do IOI, seguido do discurso de abertura proferido pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos, Liberdades e Garantias, Volker Túrk que considera que a Instituição do Provedor de Justiça é de extrema importância para a defesa dos direitos humanos e apelou aos Ombudsman a trabalharem com resiliência e afinco a fim de serem cumpridos os objectivos preconizados pela organização. Augurou a todos sucessos e continuação de uma jornada produtiva.

O Segundo ponto da agenda reportava-se a apresentação dos diferentes relatórios sobre as actividades do Presidente, da Secretaria-Geral do Tesoureiro, do Comité de Revisão do Estatuto e outros assuntos. Foram também apresentados os Relatórios das Regiões, pelos seus respectivos Presidentes nomeadamente, da Região Africana, da Região Asiática, da Australásia e Região do Pacífico, do Caribe e Região da América Latina, da Região Europeia e da Região da América do Norte.

Posteriormente foram apresentados alguns integrantes do novo Conselho Executivo do IOI, a recém-eleita Presidente, Nashieli Ramirez Hernandez, que também desempenha a função de Presidente da Comissão dos Direitos Humanos do México e Presidente Regional para a região do México, Caribe e América Latina, que proferiu palavras de agradecimento aos anteriores membros do board e pela sua eleição manifestando apreço e a promessa de executar um trabalho profícuo e de excelência ao nível do IOI.

Foi encerrada a sessão com o discurso de agradecimento à anterior Presidente interina, Diane Welborn, por ter conduzido a Instituição com garra e resiliência e sempre com espírito de equipa.

Após o almoço, decorreu a sessão do novo Conselho do IOI, reservada aos membros recém-eleitos.

Refere-se que a Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo e Provedora de Justiça do Quénia, Florence Kajuju, cessaram as suas funções como Directoras Regionais, durante dois anos, dando lugar para as Provedoras de Justiça do Malawi e da África do Sul.

Importa realçar que o preenchimento das vagas para ocupação dos cargos de Presidentes Regionais e Directores, para o efeito será anunciado brevemente o processo eleitoral virtual.

No período da noite foi realizado um Jantar de Gala, que teve lugar na Câmara Municipal de Haia, aonde três Provedores de Justiça, com destaque ao da Namíbia, foram contemplados com medalhas de mérito pela dedicação e excelente trabalho em prol da instituição Provedor de Justiça.

Anterior Florbela Araújo defende presença dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos nos fóruns internacionais

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon