O Provedor de Justiça-Adjunto, Aguinaldo Guedes Cristóvão, encontra-se na República Federal do México, onde mantém encontros de trabalhos de dois dias para troca de experiências e conhecimentos com a Comissão de Direitos Humanos da Cidade do México, em representação da Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo.
Aguinaldo Guedes Cristóvão foi recebido, em encontro de cortesia, nesta quarta-feira, 26 de Julho, pela Provedora de Justiça da Capital, Nashieli Ramírez Hernández, de quem recebeu explicações sobre o funcionamento desta instituição que vela pela defesa, garantias e promoção dos Direitos Humanos.
Foram abordadas questões ligadas ao acesso à informação, à violação dos Direitos Humanos, à Igualdade de Género, Relatórios de Actividades e Emissão de Recomendações.
Na ocasião, o Provedor de Justiça-Adjunto manifestou a prontidão da Provedoria de Justiça de Angola em receber, da Comissão dos Direitos Humanos da Cidade do México, acções de formação em matéria de produção e partilha de conteúdos institucionais.
Aguinaldo Guedes Cristóvão reuniu-se, igualmente, com os responsáveis da Direcção Geral de Queixas e Atenção Integral, Direcção Executiva de Investigação e Informação de Direitos Humanos, Direcção Executiva de Educação para os Direitos Humanos e a Direcção Executiva para a Promoção e Agenda em Direitos Humanos.
A Comissão de Direitos Humanos da Cidade do México reputou de capital importância estes encontros de partilha de boas práticas com as instituições congéneres nacionais e as de diferentes partes do mundo, em especial, a de Angola, porquanto, permitem maior conhecimento dos desafios na defesa dos Diretos Humanos em diferentes contextos populacionais e geográficos.