Provedor de Justiça-Adjunto no Cuanza Sul aborda reforço da cooperação com os Serviços Públicos

Provedor de Justiça-Adjunto no Cuanza Sul aborda reforço da cooperação com os Serviços Públicos

Provedor de Justiça-Adjunto no Cuanza Sul aborda reforço da cooperação com os Serviços Públicos

O Provedor de Justiça -Adjunto Aguinaldo Guedes Cristóvão, trabalha desde hoje, quarta-feira (6), na província do Cuanza Sul, com o objectivo de reforçar a aproximação dos Serviços Públicos locais dos cidadãos e do Provedor de Justiça.

A delegação, que chefia, recebeu cumprimentos de boas-vindas do Vice-Governador para o Sector Técnico e Infraestruturas, Heitor Alfredo, em representação do Governador Provincial Job Pedro Castelo Capapinha, com quem manteve um encontro de cortesia.

O governante manifestou a prontidão dos serviços públicos para a colaboração no cumprimento da agenda.
Por sua vez, o Provedor de Justiça-Adjunto, que está em representação da Provedora de Justiça, Florbela Araújo, informou, na ocasião, que a jornada de campo visa atender a necessidade de melhorar a interacção com os serviços locais do Estado e com os cidadãos.

Aguinaldo Cristóvão visitou o Serviço de Investigação Criminal (SIC). O Director Provincial Subcomissário Abílio Mbwende passou em resenha  o funcionamento do serviço, tendo apresentado os constrangimentos, que se prendem com a falta de transporte para a deslocação do pessoal, material informático e operacional.

Do ponto de vista da saúde, constatou a carência de médico legista, materiais e equipamentos para o laboratório de criminalística, tendo enfatizado a preocupação com os suicídios e os crimes sexuais.

Aguinaldo Cristóvão, acolheu as preocupações e garantiu a sua advocacia junto dos órgãos competentes.

De seguida, a delegação rumou ao Hospital Geral do Sumbe, onde foi recebido pelo Director geral, Agostinho Cardoso, que apresentou a panorâmica da unidade hospitalar.

A falta de energia, fitas magnéticas para doentes mentais, camas apropriadas, meio de transportes, materiais gastáveis e insuficiência de profissionais são as necessidades da unidade.  Os casos mais recorrentes são as questões crônicas (diabetes e AVC) e malária.

O Hospital Geral do Sumbe comporta os serviços de estomatologia, saúde mental e psíquicos, otorrinolaringologia, fisioterapia, oftalmologia e outros serviços.

O primeiro dia de visitas foi concluído com a visita de constatação ao serviço Provincial do Cuanza Sul, chefiado por Raimundo Wondila

Amanhã, quinta-feira 7 de Dezembro, o Provedor de Justiça-Adjunto vai proferir uma palestra sobre “o papel e a Função do Provedor de Justiça na defesa dos Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos, e, na sequência concessão de audiências aos cidadãos.

Anterior Angola participa na reflexão sobre Direitos Humanos na África Austral

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2023 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon