Provedora de Justiça de Angola apresenta desafio primário da Expansão dos Serviços da Instituição

Provedora de Justiça de Angola apresenta desafio primário da Expansão dos Serviços da Instituição

Provedora de Justiça de Angola apresenta desafio primário da Expansão dos Serviços da Instituição

A Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo, revelou, em Coimbra, que a ” expansão territorial dos Serviços Provinciais do Provedor de Justiça tem como “desafio primário a compreensão da sua importância e utilidade pelos Titulares dos Órgãos da Administração Local do Estado”.

Florbela Rocha Araújo apresentou ainda como desafios da expansão, o enquadramento funcional da instituição com a implementação das Autarquias e com as Autoridades Tradicionais como Entidades Visadas.

A necessidade de interligação com os Serviços Centrais através das Tecnologias de Informação e Comunicação, a Articulação processual e procedimental com os Comités Provinciais de Direitos Humanos foram os outros reptos apontados pela Ombudsman Angolana.

A Provedora de Justiça fez estes pronunciamentos quando palestrava sobre “O Papel do Provedor de Justiça e a sua Incidência nos Serviços Provinciais na defesa dos Direitos Humanos”, na véspera do dia Internacional dos Provedores de Justiça que se assinala nesta quinta-feira. 

 Florbela Rocha Araújo considerou que a expansão dos Serviços Provinciais é um dos objectivos estratégicos do Provedor de Justiça de Angola, cujo modelo adoptado concorda com a dinâmica da Administração Pública, a saber, a da Desconcentração Administrativa.

Por fim, a Provedora de Justiça de Angola, recomendou que se efectue o alargamento dos Serviços nas outras oito províncias e com representações em todos os municípios de Angola e dos países de África.

Recorde-se que a Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo  participa no  VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra,  desde terça-feira até esta quinta-feira, 13, sob o lema “Direitos Humanos Fundamentais e da Personalidade: Passado Presente e Futuro”.

         Provedor de Justiça

Pela Defesa dos Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos.

Anterior Provedor de Justiça-Adjunto ausculta condenados na cadeia de Kakila

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2023 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon