A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, chegou, hoje, quinta-feira, 25 de Abril, à cidade de Ondjiva, província do Cunene, para uma visita de trabalho de dois dias, onde vai proferir uma palestra e inteirar-se dos serviços sociais e públicos desta parcela do território nacional.
Florbela Araújo recebeu no Aeroporto 11 de Novembro, cumprimentos de boas-vindas do Governador Provincial em exercício, Apolo Ndinoulenga, em representação da Governadora Provincial, Gerdina Didalelwa e de outros responsáveis locais.
O primeiro ponto da visita foi o Serviço Provincial da Provedoria de Justiça do Cunene, inaugurado a 12 de Abril de 2012, pelo primeiro Provedor de Justiça, Paulo Tjipilica. No local, a”Ombudsman” aproveitou também, informar-se sobre o funcionamento do Comité Provincial dos Direitos Humanos.
Na mesma linha, a Provedora de Justiça visitou o Centro de Leprosos, que presta assistência médica e medicamentosa a este grupo vulnerável.
No final da jornada de trabalho, a Provedora de Justiça visitou o Hospital Provincial, que funciona com 8 médicos efectivos e efectua em média 18 a 20 partos por dia.
Ao fazer o balanço do primeiro dia de trabalho, Florbela Araújo considerou positivo, dado que as condições de atendimento do Hospital correspondem às necessidades dos utentes.
Do programa a cumprir amanhã, consta a prelecção de uma palestra subordinada ao tema “O Provedor de Justiça na Constituição da República de Angola”, de igual modo, um encontro com o Juiz Presidente do Tribunal da Comarca do Cuanhama e visita ao Estabelecimento Penitenciário do Péu-Péu.