A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo recebeu, hoje, quinta-feira 8, o autor do livro “A Vítima no Sistema Jurídico Penal Angolano”, que fez a entrega de um exemplar da obra literária que vai ser lançada, brevemente.
Trata-se do 1.° rebento literário de três escritos por Cesário Sousa Domingos, que se inicia nas lides da “escrita impressa”, com o seu lançamento, abordando “as acções interventivas dos agentes da justiça, desde a polícia até ao topo do Poder Judicial face às vítimas de actos criminais”.
Florbela Rocha Araújo prefaciou a obra literária, que discute o” atendimento adequado a proporcionar às vítimas de infracções penais”, o que para o autor, representa “um importante espaço para observação do cumprimento dos Direitos Humanos”.
A Provedora de Justiça manifestou-se satisfeita por ser convidada a escrever o prefácio do livro, cujo lançamento está previsto para o segundo trimestre deste ano, em Luanda.
Ao leitor que se dedicar a pregar os seus “olhos nas esbranquiçadas páginas, grafadas à máquina, que exalam o convidativo cheiro de papel novo, vai perceber que “a discussão apresentada pelo livro tenciona colocar também no centro das acções judiciais e policiais, a figura da vítima e os seus traumas decorrentes de infracções, que, em muitos casos, vem sendo inviabilizada pela atenção exagerada aos infracções.”
Refira-se que o Provedor de Justiça-Adjunto, Aguinaldo Guedes Cristóvão participou no Conselho Jurídico da referida obra literária.
Cesário Sousa Domingos é licenciado em Psicologia Criminal pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, trabalha como pesquisador independente há mais de cinco anos, tem três livros escritos, um por se publicar (o primeiro) e já tem publicados mais de 40 artigos científicos.