Uma delegação da Embaixada do Canadá foi recebida, hoje, quinta-feira 8, pela Provedora de Justiça,Florbela Rocha Araújo, com vista a identificação de áreas para o estabelecimento de uma parceria.
Gavin Nardocchio-Jones, Gestor dos Serviços de Políticas Externas e Diplomacia, chefiou a delegação, tendo manifestado o interesse em cooperar com a instituição Provedor de Justiça de Angola.
É a primeira vez que a instituição mantém encontro com a representação diplomática Canadiana.
Para o lançamento da parceira foram identificadas as áreas de formação em Direitos Humanos, com realce para a paridade de género e as línguas francesa e inglesa, nacionais no Canadá, para tradução do acervo bibliográfico da Provedoria de Justiça.
Angola e Canadá estão ligados no capítulo da Diplomacia Económica. A delegação está no país para “explorar mais oportunidades e desafios nas relações bilaterais.
Gavin Nardocchio-Jones, partilhou a experiência do seu país, que conta com mais de 12 Provedor de Justiça sectoriais e a recente parceria com o Provedor de Justiça de Moçambique, sobre a implementação do projecto de educação em Direitos Humanos nas escolas primárias de Cabo Delgado.
Florbela Rocha Araújo deu a conhecer mais sobre o Provedor de Justiça de Angola, com destaque para o seu âmbito de actuação, extensão dos serviços, acesso, casos mais recorrentes, número de queixas, tendo feito uma abordagem específica sobre o segmento social vulnerável.
Falou da experiência de Angola na presidência da Rede CPLP dos Provedores de Justiça, direcção regional do Instituto Internacional dos Provedores de Justiça -IOI e na presidência da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos-AOMA , bem como participações em conferências e outros eventos internacionais.
A Provedora de Justiça elegeu como prioridades para este ano acções específicas voltadas para o ambiente, os idosos e a igualdade de género, sendo este último a bandeira do governo de Canadá.
Sem representação diplomática física em Angola, o Canadá tem embaixadas, a nível de África em Cabo Verde e no Senegal.
A mais recente representação diplomática foi aberta em 2022, em Moçambique, com a extensão do serviço em Angola, cuja embaixadora apresentou as Cartas Credenciais ao Presidente João Lourenço em Novembro de 2023.