Provedora de Justiça recebe cumprimentos de despedida do Embaixador de Cabo-Verde

Provedora de Justiça recebe cumprimentos de despedida do Embaixador de Cabo-Verde

Provedora de Justiça recebe cumprimentos de despedida do Embaixador de Cabo-Verde

O Embaixador de Cabo-Verde em Angola, Jorge Eduardo de Figueiredo, em fim de missão, foi na manhã de hoje, 24 de Fevereiro, ao Palácio da Justiça, apresentar os cumprimentos de despedida à Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo.

À margem do encontro, Florbela Araújo realçou a importância da cooperação com o Provedor de Justiça de Cabo-Verde, sobretudo na materialização e implementação dos acordos assinados a 07 de Setembro de 2021, entre a Provedora de Justiça de Angola e o Provedor de Justiça de Cabo Verde, José Carlos Delgado, no domínio da partilha de experiências e boas práticas, procedimentos, estratégias interventivas, bem como a facilitação do acesso de cada cidadão de Angola e Cabo Verde para apresentação de queixas aos Provedores de Justiça de ambos países, sobre a violação dos seus Direitos, Liberdades e Garantias por entes públicos.

O Diplomata cabo-verdiano que cumpriu a sua missão na República de Angola nos últimos 6 anos, destacou as boas relações e laços de amizade existentes entre a Embaixada de Cabo-Verde e o Provedor de Justiça, no âmbito dos acordos assinados, carregando consigo boas memórias da instituição defensora dos direitos dos cidadãos.

Em entrevista à comunicação social, o Embaixador da República de Cabo-Verde sublinhou que o trabalho da Provedora de Justiça tem apresentado resultados visíveis, e almejou que no mandato do próximo Embaixador de Cabo-Verde acreditado em Angola aprofundem cada vez mais esta parceria estratégica.

A propósito deste critério, Florbela Araújo reforçou o seu comprometimento junto da Embaixada de Cabo-Verde, na sensibilização das autoridades competentes na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, destes dois povos irmãos que mantêm fortes laços de cooperação.

A Provedora de Justiça de Angola e o Provedor de Justiça de Cabo-Verde trabalham em estreita colaboração com a Rede dos Provedores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual a Provedora de Justiça da República de Angola é presidente, desde o dia 19 de Abril de 2022.

Unidos pela língua, Angola e Cabo-Verde, alcançaram as suas independências em 1975, tendo estabelecido relações diplomáticas dois anos mais tarde, isto, a 30 de Agosto de 1977.

Anterior Visita do Provedor de Justiça-Adjunto marca início oficial da nova Sede do Serviço Provincial do Huambo

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2023 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon