Provedoras de Justiça levam mensagem à estudantes universitários

Provedoras de Justiça levam mensagem à estudantes universitários

Provedoras de Justiça levam mensagem à estudantes universitários

Os estudantes universitários do Instituto Superior Gregório Semedo, receberam, com agrado, a mensagem das Provedoras de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo e da Zâmbia, Caroline Sokoni.

Florbela Rocha Araújo, palestrou sobre o “Papel do Provedor de Justiça na Defesa dos Direitos Fundamentais dos Cidadãos,” com incidência aos jovens, hoje, dia 22 de Abril, numa sessão aberta pela Vice-Governadora para o Sector Político, Económico e Social, Anika de Sousa.

Na sua prelecção, a Provedora de Justiça de Angola, considerou ser um direito fundamental social, a defesa e protecção da juventude, exortando que a política de juventude deve pautar pelo desenvolvimento da personalidade dos jovens e sua efectiva integração na vida activa.

Ao falar da sua experiência, Caroline Sokoni recordou aos presentes, o apoio que Angola prestou na criação das Instituições do Provedor de Justiça nos países de Língua Portuguesa, enquanto Presidente da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos, (AOMA).

Após a interacção com os estudantes, Florbela Araújo auscultou as autoridades tradicionais, que expuseram as suas preocupações e anseios.

Na sequência do trabalho, a Provedora de Justiça manteve outro encontro, com o Juiz Presidente da Comarca de Moçâmedes, Domingos Tchingoma, com quem abordou a situação penitenciária e judiciária da província.

Como um costume da província, Florbela Araújo e Caroline Sokoni efecturam a plantação de uma árvore, no âmbito do programa “Visitou Plantou”, inserida no Projecto Namibe Verde.

Outro ponto de visita foi a Escola de Ensino Especial, onde as “Ombudsman” acompanharam de perto, os trabalhos desenvolvidos pelos professores, em prol da promoção da literacia desse grupo vulnerável, com maior incidência aos deficientes auditivos, visuais e autistas.

No período da noite, a Provedora de Justiça manteve um encontro de balanço com o Governador Provincial, Archer Mangueira, tendo considerado positivo, efectuando algumas recomendações.

Anterior Namibe Recebe de Braços Abertos Florbela Araújo e Caroline Sokoni

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2023 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon