Semana do Provedor de Justiça encerra com presença massiva de jovens em catete

Semana do Provedor de Justiça encerra com presença massiva de jovens em catete

Semana do Provedor de Justiça encerra com presença massiva de jovens em catete

Encerrou ontem, 28 de Abril, na Vila de Catete Município de Icolo e Bengo, a Semana do Provedor de Justiça que durante nove dias visou celebrar o 18º aniversário de institucionalização do Provedor de Justiça. O Acto de encerramento que contou com a presença considerável de jovens, foi marcado com a apresentação de uma palestra subordinada ao tema “O Papel do Provedor de Justiça na Defesa dos Direitos Fundamentais dos Cidadãos,” com incidência aos Jovens.

A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, que falava no Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, acompanhada do Administrador-Adjunto para as infraestruturas, Alberto Adão, em representação do Administrador Municipal, Nelson Funete, endereçou, no mês da Juventude, uma mensagem que insentivou os jovens a priorizarem o desenvolvimento da personalidade, pautando pelo conhecimento dos seus direitos e deveres.

Da parte dos jovens perguntas sobre as competências do Provedor de Justiça não faltaram, como é o caso do pequeno João Mahembe da quinta classe que questionou como a Provedora de Justiça pode actuar no caso de corrupção nas escolas.

De seguida, Florbela Araújo, deslocou-se ao Hospital Municipal de Catete, onde foi recebida pelo Director Municipal de Catete, Luís Domingos e o Director Geral do Hospital, Hernani Sousa, de quem recebeu informações privilegiadas sobre o funcionamento do hospiatal que têm a capacidade de 70 a 80 camas, atende em média 300 a 500 pessoas diariamente, com maior incidência aos casos de malária.

Outro ponto de visita foi o Complexo Escolar Reverendo Gaspar Adão de Almeida, Escola do Ensino Primário e I Ciclo do Ensino Secundário, que alberga cerca de 963 alunos, compreendendo os três turnos.Na companhia do Director Municipal de Catete, Lopes Formosa e do Director Interino, João Rodrigues, a Provedora de Justiça interagiu com os meninos daquela Escola.

Já no Lar de Acolhimento, “Terra do Amor,” Florbela Rocha Araújo, recebeu cumprimentos de boas-vindas, da Directora Municipal de Catete, Eugênia Pina, e da responsável do Centro, Isabel Adão, obtendo a informação de que o Centro alberga 34 crianças no internamento, porém, recebe mais de 900 crianças.

No balanço da actividade à imprensa, Florbela Rocha Araújo solicitou a aquisição de equipamentos médicos, bem como a reabilitação do Complexo Escolar e mais investimento no Lar de Acolhimento.

Importa referir que antes da sua jornada no município de Catete Florbela manteve um encontro de cortesia da Provedora de Justiça e do Administrador Municipal, Nelson Lopes Funete.

Recorda-se que a Semana do Provedor de Justiça teve a sua abertura oficial, a 19 de Abril, com um ciclo de palestras e encerrou hoje, 28 de Abril, no Município do Icolo e Bengo.

Anterior Florbela Araújo solicita mais fiscalização nos Hospitais de Luanda

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2023 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon