Vias de acesso e delinquência entre as principais preocupações dos populares do catinton apresentadas à Provedora de Justiça

Vias de acesso e delinquência entre as principais preocupações dos populares do catinton apresentadas à Provedora de Justiça

Vias de acesso e delinquência entre as principais preocupações dos populares do catinton apresentadas à Provedora de Justiça

A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, deslocou-se hoje, quarta-feira, 26 de Julho, ao Mercado do Catinton, de onde ouviu, ao detalhe, as preocupações das vendedoras e demais populares do bairro Antenov 57, vulgo Catinton, no distrito da Maianga, município de Luanda.

O estado degradante das vias de acesso, condições higiénicas e laborais do mercado Catinton, falta de água e a falta de policiamento, o que alimenta a vaga de delinquência, foram as inquietações apresentadas pelos presentes, no termo da palestra sobre O Papel do Provedor de Justiça na Defesa dos Direitos dos Comerciantes, proferida pela Provedora de Justiça.

Das preocupações que também afligem o bairro, em geral, levantaram-se a falta de Energia Elétrica em certas zonas, a Violência Doméstica, Fuga à Paternidade, insuficiência de Professores na Escola Pública 1160 e a necessidade de Esclarecimentos sobre Segurança Social e Educação Financeira.

A Provedora de Justiça fez um périplo por quase toda a extensão do mercado, a pé, no qual, de forma generalizada, ouvia fortes inquietações relacionadas à subida do preço da cesta básica, que “nos transforma de pobres para miseráveis”, dizia uma das vendedoras.

Florbela Rocha Araújo, além de acolher todas as preocupações, deu a conhecer a Figura do Provedor de Justiça àqueles populares, tendo-lhes esclarecido as dúvidas, ouvido as concorridas intervenções e apelado à necessidade de recorrerem a seu serviço, sempre que houver violação dos direitos fundamentais.

Como Pontos Focais ficaram constituídos, o Director de Gabinete da Provedora de Justiça, Adilson Gouveia e a Administradora do Mercado Catinton, Cátia Bernardo.

Esta deslocação ao Mercado Catinton foi antecedida do encontro de cortesia entre a Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, a Administradora Municipal-Adjunta de Luanda para Área Política e Social, Alcrésia Cavala e o Administrador do Distrito Urbano da Maianga, José Oliveira Bastos na sede administrativa, com os quais abordou o escopo da jornada, de resto, enquadrada no programa de visita do Provedor de Justiça aos municípios de Luanda.

O Mercado Catinton tem como nome oficial Mercado 1.° de Agosto. Segundo morador e vendedor anónimo, foi inaugurado a 1.° de Agosto de 2006.

Consta das pesquisas feitas que a designação Catinton veio do som que saía das manilhas, quando os meninos arremessavam pedras sobre elas. O eco produzido nessas manilhas dava o som de “tim tom” e ao acrescer-se o prefixo “ca” dá literalmente “pequeno tim tom”, que junto dá: Catinton.

Anterior Partilha de boas práticas em Direitos Humanos leva Provedor de Justiça-Adjunto ao México

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon