No âmbito da Celebração da Semana do Provedor de Justiça, a decorrer de 19 a 28 de Abril, os Serviço Provincial da Provedoria de Justiça no Cuanza-Sul, encabeçado pelo Chefe desta representação, Raimundo Wondila, deu início, ontem, 19, a um ciclo de actividades que começaram com uma visita de constatação no Hospital Pediátrico do Cuanza-Sul.
A delegação foi recebida pela Directora Clínica, Ana Maria, em representação da Directora Geral do referido Hospital.
A visita teve como objectivo constatar as condições de funcionamento da instituição, bem como o atendimento e internamento dos doentes.
No decorrer da visita, foram apresentados os diversos compartimentos, que contemplam o Banco de Urgência, dois blocos de internamentos A e B, uma Farmácia, uma sala de nutrição, uma sala de Hemoterapia e uma Morgue.
Estiveram na base de apresentação de constrangimentos, o índice elevado de doenças respiratórias, a dimensão do Hospital que não reponde a demanda, ausência de um serviço de ortopedia, a Fábrica de Oxigénio encontra-se paralisada por terem perdido os materiais em um acidente de viação, a falta de leite para o processo de nutrição.
Foi ainda assunto a volta da visita, o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PUND), com vista a reduzir o índice de malária.