Uma delegação da Provedoria de Justiça se deslocou à Província de Cabinda para constatar durante 3 dias, o nível de organização técnica e administrativa do Serviço Provincial da Provedoria de Justiça naquela parcela do território nacional.
A referida delegação, é chefiada pelo Director do Gabinete da Provedora de Justiça, Domingos Diogo, que, em Cabinda, reuniu-se com os Técnicos do Serviço Provincial, para analisar o grau de funcionamento e execução do Serviço da Provedoria na Província.
A delegação foi recebida em dois momentos pelo Vice-Governador para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos Oliveira, em representação da Governadora Mara Quiosa.
No primeiro momento a recepção serviu para apresentação de cumprimentos de cortesia e alinhar o programa de actividades e troca de brindes, em representação da Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, e da Governadora, Mara Quiosa e ao Vice que acolheu a delegação.
Na sequência a delegação visitou o Hospital Santa Catarina, uma unidade vocacionada para o tratamento de Tuberculose, HIV Sida, Hepatites e lepra.
Após uma reunião com a direcção do Hospital, registaram-se os principais desafios da unidade hospitalar, que prendem-se com a inoperância das ambulâncias, com alguns aparelhos técnicos vencidos pelo tempo de vida útil, ob orçamento exíguo que a instituição possui e a falta de um quadro legal a altura dos serviços que aunidade presta.
Outras Unidades que mereceram a visita de constatação da delegação foram o Centro Materno Infantil e a Maternidade Primeiro de Maio, isso no segundo dia de trabalho.
A visita estendeu-se também, ao Centro Infantil Pioneiro Zeca e ao Orfanato Betânia adstrito a Igreja Católica.
Quanto aos desafios, foram identificadas a falta de alimentação às crianças acolhidas, bem como a degradação das infraestruturas.